sábado, 10 de novembro de 2012

Informática na Educação




A Informática e a pessoa com deficiência visual


Imagem mostra um monitor de cor preta. Na tela aparece o símbolo de deficiência visual.Nas últimas três décadas, a Informática foi uma das áreas que mais sofreu avanços e desenvolvimento, devido a sua própria característica natural de inovação, permitindo uma mudança significativa nos hábitos e costumes da humanidade.
O ser humano, desde sua concepção, busca ferramentas para auxiliar-se em suas tarefas; e não foi diferente na sociedade contemporânea. Essas ferramentas foram cada vez mais, melhor elaboradas.
Na história da humanidade, de tempos em tempos, surgem inventos modificando toda rotina da sociedade, definindo uma fase histórica. Foi assim na Antiguidade com o domínio do fogo, com a descoberta da roda, com o surgimento da escrita e, hoje, com o invento do computador, a história foi novamente modificada Vivemos na Era da Informação.
A maioria das tarefas executadas pelo homem moderno está relacionada, de forma direta ou indireta, com o uso do computador. A informação tornou-se um elemento essencial na vida das pessoas e o computador é um importante instrumento de processamento das informações, automatizando rotinas que levariam um tempo maior para serem realizadas. Hoje, tudo fica mais fácil, rápido e com mais precisão, sem esquecer a contribuição significativa que essa ferramenta propiciou em outras áreas afins, como o avanço considerável da telecomunicação.
Nesse cenário de grandes mudanças e inovações, surgem recursos tecnológicos de fundamental importância ao acesso do computador para pessoas com deficiência visual, através dos softwares de voz e ampliadores de telas.
Houve uma expansão significativa nas oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência visual. Para elas, a informática aumentou consideravelmente os postos de trabalho, nas diversas áreas de atuação, desde operadores, programadores e analistas de sistemas, de modo que, grandes empresas públicas e privadas, apresentam em seus quadros de funcionários, profissionais com deficiência visual.
O Movimento Livre oferece importante serviço de consultoria em acessibilidade digital para indivíduos com deficiência visual e, também, para empresas que querem contratá-los, a fim de cumprir com as cotas, atendendo aos objetivos da Inclusão Social.

Fonte de Pesquisa:
 http://www.movimentolivre.org/artigo.php?id=47

A informática está sendo de grande ajuda para o aprendizado dos deficientes visuais, colocando-os na realidade da vida.

5 comentários:

  1. É uma ótima reportagem, informando a tecnologia como benefício para pessoas deficientes e também benéfica aos não deficientes, pois todos tem a capacidade de aprender e se aprimorar.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em saber que mais portas de emprego se abriram para os deficientes visuais usuários do computador. Eles são tão capazes quanto quaisquer outras pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida o avanço tecnológico contribuiu e tem contribuído muito oferecendo uma melhor qualidade de vida aos deficientes,pois estes necessitam de um suporte para a realização de tarefas e o computador tem oferecido inúmeros recursos àqueles que precisam de ajuda.

    ResponderExcluir
  4. É de suma importãncia o uso dos meios tecnológicos no processo ensino de alunos deficientes,pois os avanços da tecnologia tem proporcionado à eles mais qualidade de aprendizagem como também de vida.

    ResponderExcluir
  5. Hoje os recursos tecnológicos tem permitido o acesso igualitário de todos aos mais diversos meios, como o mercado de trabalho. É fundamental o uso destes recursos na melhoria da qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais.

    ResponderExcluir